segunda-feira, 12 de abril de 2010


A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

O processo de comunicação representa um dos fenômenos mais importantes da espécie humana, compreendê-lo implica em voltar no tempo e buscar a origem da fala, o desenvolvimento das linguagens e verificar como ele se modificou no decorrer da história. Desde o início dos tempos o homem procurou comunicar-se com os seus semelhantes, na pré-história ele desenhava nas paredes das cavernas, em 3500 a.C os egípcios criaram os hieróglifos (alfabeto), os chineses já se utilizavam do correio desde 4000 a.C, que foi durante muito tempo a forma mais eficaz de vencer as distâncias e assim o homem buscou através da junção de palavras criar frases, o que permitiu perpetuar suas conquistas a semelhantes e descendentes.

Existem várias formas de comunicação, quando o homem se utiliza da palavra, ou seja, da língua oral ou escrita, dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal, pois a unidade usada é a palavra. A linguagem verbal é a forma de comunicação mais presente em nosso cotidiano, mediante a palavra falada ou escrita, expomos aos outros as nossas ideias e pensamentos, comunicando-nos por meio desse código verbal imprescindível em nossas vidas.

A outra forma de comunicação, que não é feita nem por sinais verbais nem pela escrita, é a linguagem não-verbal. Nesse caso, o código a ser utilizado é a simbologia. Ao contrário do que alguns pensam, a linguagem não-verbal é muito utilizada e importante na vida das pessoas. O filme O Terminal é rico desse tipo de linguagem, várias placas com desenhos, gestos, cores, imagens, dança, desenho, sinais luminosos e sonoros, mímica, postura corporal, etc .que acabam facilitando o entendimento de Viktor , diante do fato quando era para ele sair do aeroporto foi a câmera por meio de sinais sonoros que proporcionou seu conhecimento do que estava havendo.

Existe também a linguagem mista, presença da linguagem verbal e não verbal, por exemplo as histórias em quadrinhos, no desenho, na dança etc.

A comunicação implica fundamentalmente em utilizar uma linguagem, de um sistema de símbolos, seja ele uma língua ou um dialeto falado ou escrito , (quando Viktor oferece um peixe para Dixon, após perceber que a parede de seu escritório era decorada com peixes), sinais sonoros como os dos códigos morse, e ou ainda, uma série de pulsos de números binários existentes em um computador.

A Língua , que é representada pelo código, é um dos privilégios que o homem dispõe para exprimir a superioridade de sua inteligência sobre as demais criaturas , É o caráter particular de um povo. Para que a comunicação se realize é necessário que emissor e receptor entendam o mesmo código; percebemos isso, quando Víktor não soube ler o código dos americanos, ficou simplesmente sem identidade.

Desta forma a comunicação é um processo pelo qual a informação é codificada e transmitida por meio de um canal. Diante dos pressupostos acima, percebemos que os seis componentes essenciais que envolvem a comunicação: Emissor, Receptor, Mensagem , Código, Canal e Referente estão presentes no cenário do filme o Terminal, ampliando a nossa percepção para concluirmos que em todos os aspectos da vida, percorrendo os diversos caminhos, o homem busca fazer-se entender.

Fazendo uma analogia entre Linguagem e Comunicação com a nossa própria VIDA, percebemos que não existe vida sem intercâmbio e que as trocas, permutas e integrações estão presentes incessantemente nos reinos da natureza. No que diz respeito ao Homem, os valores que se renovam em torno da comunicação e expressão são manifestados em forma dos mais variados aspectos de Linguagem.

Assim, vamos encontrar essa vivência expressa no filme “O Terminal”, no qual o cenário é Aeroporto JFK de Nova York , que se transforma em um universo de experiência humana, onde num laboratório de Emoções, o exercício da Paciência responde por “Esperar” (Treinamento Compulsório).

“Linguagem é a roupa da mente:” assim afirma Lya Luft. E como estaria o estado mental de Viktor Navorskki, quando descobre que seu país está em guerra, seu visto de entrada é cancelado, todos os voos que lhe leva à sua Pátria são interrompidos e ele não entende o código daquele lugar? A Língua, os Costumes, as Culturas, a Sociedade e a Vida, seguem uma evolução que independem de nós, e como espelhos vivos vão nos retratando na identidade mais íntima do nosso ser, onde devemos estar atentos e formatar o hábito de ler os avisos externos e internos, para não cairmos no chão molhado de cada estação e no aeroporto da vida entendermos os códigos que muitas vezes são indecifráveis, porque o canal não está apropriado à transmissão das mensagens, dificultando assim, o processo da comunicação.
                        


Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Lícia Margarida Oliveira